07 setembro 2013

As Vantagens De Ser Invisível - Stephen Chbosky

As Vantagens De Ser Invisível - Stephen Chbosky
224 páginas - Editora Rocco
Avaliação: 5/5

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




 "Não sei quanto tempo eu posso continuar sem um amigo. Eu costumava ser capaz de fazer isso com muita facilidade, mas foi antes de eu saber como era ter um amigo. É muito mais fácil não saber das coisas de vez em quando."

Charlie é um garoto de 16 anos que tem alguns pequenos problemas para fazer amizades, o começo de um novo ano escolar acabou se tornando mais difícil pela perda de seu melhor amigo que cometeu suicídio. 
Ele é um garoto quieto e observador, passa a maior parte do tempo "em seu canto". Pela falta de amigos e grandes convívios sociais, não entende muitas coisas, é extremamente inocente - o que às vezes nos faz rir, mas traz uma preocupação enorme.

Acaba ficando amigo de Sam -por quem nutre uma paixão- e Patrick, duas pessoas totalmente opostas a sua realidade. E é a partir daí que Charlie começa a "viver", ir para as festas, conhece o álcool e as drogas, dá o seu primeiro beijo. E através de suas conversas com os amigos, é que podemos começar a entender um pouco do que se passa na cabeça dele. 

Charlie é do tipo de pessoa que quer sempre ser o melhor amigo de alguém, quer sempre fazer o melhor para os outros. Decora cada pequeno detalhe do que as pessoas gostam, ele realmente se importa, o que nem sempre é recíproco.

O livro é narrado pela perspectiva de Charlie em forma de cartas a uma pessoa desconhecida, um jeito que lhe foi sugerido para superar a morte do amigo. Ele conta o que vai acontecendo e coisas já passadas. Porém, ele tem alguns lapsos de memória e isso dificulta um pouco o entendimento dos problemas dele. Sabemos que há algo de errado, mas não conseguimos identificar o quê e porquê.

Posso defini-lo como intenso e perturbador. O enredo tem muitas críticas sociais envolvidas, inclusive o grande problema de Charlie. Tanto é, que quando conseguimos entender tudo o que passou, ficamos chocados e abalados. São coisas que acontecem todos os dias, em todos os lugares. Já parou para pensar em quantos "Charlie's" existem por aí?


A forma como o livro se desenvolve, com certeza, é um grande ponto a favor. Ler as cartas dele ao "Querido Amigo" traz uma proximidade muito grande, nos faz sentir essa pessoa que recebe as correspondências. É possível saber exatamente o que ele sente e a forma como pensa, mas é capaz de nos deixar malucos com tantas dúvidas.
Mas, acredite, todas as respostas estão lá.

Charlie nos faz rir, nos emociona e nos preocupa o tempo todo. É uma ótima leitura, vale muito a pena.

"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

O livro virou filme ano passado. Eu assisti e gostei bastante, apesar de mudarem a ordem cronológica dos fatos e tirarem alguns acontecimentos importantes, ficou bem legal.

O lindinho Logan Lerman faz o Charlie, a Emma Watson a Sam e o Ezra Miller o Patrick ;)

25 comentários:

  1. Te indiquei em uma tag lá no blog

    http://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br/2013/09/tag-4-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse filme e fiquei apaixonada por ele, mas ainda não li o livro. Ele está nas minhas metas de leitura até o final do ano, mas ainda nem o comprei rs

    Quero muito mesmo ler.

    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, é ótimo!
      Espero não ter dado nenhum spoiler hahahh

      Beijos

      Excluir
  3. Comprei esse livro já faz um tempo, mas acabei lendo outros livros na frente e acabei por deixa-lo por ultimo ^^ dizem ser muito bom e pela sua resenha isso só confirmar ainda mais. Acredita que um menino me parou dentro do ônibus e me perguntou se eu estava lendo ele ?! - estava com ele na mão - e depois me disse que era muito muito legal haha foi bem engraçado :p
    Parabéns pela resenha.

    Beijos - da uma passada lá no meu blog *-*
    Gota d'explosão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? hahahah
      Imagino a cena! Eu sempre reparo no que as pessoas estão lendo no transporte público, mas nunca fiz isso :p hahhah

      Leia ele sim, é muito bom. Tenho certeza que vai gostar :)

      Obrigada <3

      Excluir
  4. Estou doido pra comprar e ler este livro. O problema é que tenho muuitos livros na lista de desejados, e não dá pra comprar muitos de uma vez. Adorei a resenha, bjos...
    http://livrolatraapaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li ele por ebook mesmo, não aguentei esperar até poder comprar :s hahahah

      Nem me fale, sei como é isso. Se pudesse, gastaria tudo em livros... Mas como não dá, a gente economiza xD

      Obrigada, Arthur! Beijos <3

      Excluir
  5. Oie, eu tenho tanta curiosidade sobre esse livro, não aguento mais esperar pra ler, mas ando muito ocupada e no meio de um TCC, já vi que só ano que vem mesmo, devia ser proibido não ter tempo de ler o que temos vontade,rs
    Amei seu blog, bjos

    http://historiaspossiveis.blogspot.com.br/

    p.s. achei o nome do blog super criativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, TCC é difícil mesmo!
      Fora que a faculdade toma toda nosso tempo, né? :(

      Também acho, deveria ser proibido não sobrar tempo pra ler hahahaha

      Obrigada de verdade, Dani <3

      Excluir
  6. Este é mais um dos livros que está na minha lista de futuras leituras. Quase assisti ao filme, mas quero ler primeiro.

    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim. O filme é ótimo também, super recomendo os dois :)

      Excluir
  7. Obrigada mesmo, Fernanda!

    Já estou seguindo :)

    ResponderExcluir
  8. Post bem explicativo, o livro parece ser ótimo, amo ler livros que viram filme, uma pena que nos filmes eles cortam e mudam algumas coisas.

    Parabéns pelo blog Amada, seguindo.

    Beijos fique com Deus.

    http://pontinhopink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá um dor no coração ver livro virando filme hhahaha

      Obrigada, Gisele! <3

      Excluir
  9. Tenho um grande desejo de ler esse livro, sério *--*
    Adorei seu blog, e já estou seguindo viu ? Te espero lá
    Beijoos
    http://hooliganforever2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ganhei o livro de presente, mas ainda não tive tempo para leitura. Só vi o filme que adorei.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Louca para ler esse livro, ele é tão bem comentado.
    E nunca vi o filme, super curiosa e cheia de expectativas :)
    Beijos, Taty
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso ler esse livro, já assisti o filme milhões de vezes e AMO DEMAIS. Eu acho ruim assistir antes de ler, mas se o filme já acho ótimo, imagina o livro?

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas às vezes acontece de assistir antes, né... Normal :p hahhahah
      Eu também, espero até conseguir ler o livro pra poder ver o filme. É beeeeeem melhor!

      Se você amou o filme, tenho certeza que vai amar mil vezes mais o livro! ;)

      Excluir
  13. Eu amo o filme. Sempre que posso, dou um jeitinho de assistir de novo. Preciso comprar o livro, tenho ele em pdf mas nunca me animo de ler ele todo, prefiro livro físico mesmo. Adorei a resenha.

    Beijos!
    Elieny Brandão.
    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li em pdf, não aguentei de curiosidade! hahahaah

      Ah, o filme é um amor... Ainda mais com esse elenco <3

      Obrigada, Elieny :)

      Excluir